PREFÁCIO



PREFÁCIO (*)

Neste “Simplesmente Livre”, a poeta Vanessa Rodrigues (ela prefere ser chamada de poetisa) exerce a liberdade poética de modo exuberante e, ao mesmo tempo, singelo.
Em mais de uma centena de poemas – notadamente confessionais e repletos de lirismo –, Vanessa Rodrigues diz a que veio.
Ela não veio revolucionar o fazer poético, promovendo inovações formais ou experimentações sob medida. Nada disso.  Vanessa se concentra na mensagem poética, e não na maneira como essa mensagem é levada ao leitor. Para Vanessa, o fundo se sobrepõe à forma.
Ilustra bem o que acabamos de afirmar o poema “Meus versos”, que abre a coletânea e no qual a poeta apresenta, sem meias palavras, sua poesia:
“Transpiram meus versos como se fossem gotas cristalinas, /
Escorrendo de forma macia até o clímax da minha inspiração”.

Ela continua, inspirada: “Deslizam por florestas selvagens às margens dos rios límpidos, / Desviam-se de abismos, precipícios, vales encantados, / Ora alusivos e nocivos à singela paz do meu coração”.

Existe maior prova de lirismo do que essa? Existe melhor prova de militância sentimental? Certamente que não.

E mais isto: “Debatem-se vorazes, sedentos da liberdade que lhes foi arrancada, / Como se fosse crime serem livres, desregrados, incontidos e desleais”.

“Simplesmente Livre”, portanto, constitui o testemunho vivo de que, após a sucessão dos “ismos” a que a poesia se submeteu nas últimas décadas, ainda é possível poetar com o coração. Com a imaginação. Na primeira pessoa do singular.

Vanessa, que tem militado bravamente na Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP), agora, com esta obra, se compromete ainda mais com a arte, em geral, e com a literatura, em especial. 

E se compromete como artista, com textos de grande expressividade lírica, e, como pessoa, com o seu testemunho em favor da vida.

Assim, não nos resta alternativa senão desejar que estes versos “sedentos de liberdade” cumpram sua missão: emocionar o leitor.








_____________________________________

(*) – A. Zarfeg, poeta e jornalista  

Nenhum comentário:

SIMPLESMENTE LIVRE

SIMPLESMENTE LIVRE
Vanessa Rodrigues